quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Alice e o Salmão

Baseados no romance mais famoso de Lewis Carroll, Alice no país das maravilhas, em personagens bíblicos,e em diversos "anagramas" o chef de cozinha Felipe da Luz cria pequenas histórias e receitas muito especiais ... Tudo conectado!



Quer entrar nessa viagem? Leia "Alice e o Salmão" e prepare a receita de slmão feita especialmente para esta estação do ano!

ALICE E O SALMÃO.

"O jantar estava servido, Alice ainda cansada da conversa na toca do coelho desenhava margaridas, relembrando da leitura do livro indicado pelo chapeleiro de nome "o mestre e as margaridas", o livro falava dela também, ela sabia que era apenas uma flor num jardim mágico, e pensava com ela mesma onde andava seu perfume? Nos corpos vizinhos, nas xicaras de chá, ou dentro da cartola mágica? Abocanhou um belo pedaço de salmão e o sabor de mar que percorreu todos os sentidos essenciais, se transformara em um delírio psicodélico, muitas cores tinha em sua mente, não sabia se ainda estava voando nas palavras do gato, ou se estava ainda sob o efeito do narguille da lagarta, ou quiçá sobre o efeito do chá do chapeleiro, sabia porem que o gosto perfumado do mel e da laranja que compunha o molho do salmão, mais o toque do estragão perfumava seu paladar, e de repente se viu como uma flor, oferenda a Iemanjá, voando levemente embalada pelos vais e vens das ondas... Estava numa rede, estava em sintonia com o mar, com a areia, e com o sol, estava em sintonia com a lua, onde estava Alice degustando? Na mesa acordada ou sonhando? Parou de desenhar, e deixou se levar pelo jantar, realmente não lembrava o que queria, mas sabia que do mar a lembrança de criança ainda tinha, numa bocada do salmão perfumado de estragão."

A RECEITA DO SALMÃO: 

"um pedaço de filet de salmão (prox 250g) selado no azeite com a pele crocante, finaliza ao forno já junto com o molho sal e pimenta do reino a gosto

Receita do molho de laranja:

suco de 3 laranjas reduzido, 1 colher de mel de laranjeira ou duas depende da acidez da laranja, 4 colheres de mostarda amarela, mostrada em graõs preta, estragão fresco a gosto reduz e chega a consistencia de molho poe na forma por baixo do salmão e finaliza com o cozimento do salmão ao forno a 180 graus

O verão combina com frutos do mar e praia, nesse conto Alice comeu um salmão e harmonizou  com um dos únicos vinhos tintos que combinam com a leveza dos frutos do mar vinho tinto de uva Gammay.

SOBRE O CHEFF

Felipe da Luz  tem desde pequeno paixão por comida, com 20 anos fez o renomado curso de gastronomia Le Cordon Bleu em Londres, e desde lá passou por diversos restaurante entre São Paulo e Florianópolis. Atualmente continua viajando entre esses lugares, " embalado ao ritmo de boas gastronomias ,musica, muitos amigos e a busca pelo sabor e a criatividade a mesa."

Adorei Felipe, estou curiosa para fazer a receita! Aparece sempre hein?

Beijos,
@sampinotti

Quer mandar sua dica? envie para contato@dicasdasam.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário