sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Rosés de Provence

"Provençal vem de Provence, região situada no sul da França que batizou esse estilo simples e romântico de decorar.
Quando Maria Antonieta mandou construir nos jardins de Versailles sua “pequena vila”, a maneira , o estilo provençal ganhou status e virou sinônimo de elegância.
Além da pátina, o estilo se compõe das estampas em tons suaves de azul, verde e rosa, listras e cenas rurais chamadas de toile de jouy, todas aplicadas aos tecidos e às louças que completam o charme do estilo rural francês." fonte

Para quem já assistiu o filme Maria Antonieta, fica facil entender o estilo. Sophia Capolla e a figurinista, vencedora do Oscar Milena Canonero capricharam nos elementos da Provincia Rural Francesa no figurino e nos elementos que compoem as cenas do filme.


Mas como usar as estampas florais, os "toiles de jouy", e toda a delicadeza do estilo provence no vestuário?
Hoje passei a manhã pesquisando sobre isso e encontrei "pouco ou quase nada" do assunto. Tudo se resumia a decoraçã, decoração e "décor"ação... Então resolvi criar algumas combinações de peças estampadas com rosas provençais e cores que remetem ao estilo de decoração "cowntry" da França.





E de quebra encontrei uma pecinhaaa de uma coleção da Sta Ephigenia com estampa "Toile de joui"... vamos falar mais desta estampa em outro post, ok?

 
Encontrei também estes tênis lindos, no google imagens, sem créditos, alguém sabe de qual marca é???
 
espero que vocês tenham gostado, e se puderem, acrscentem informações neste Post, pois acho o tema muito bonito e encontrei pouca informação, principalmente sobre as estampas de rosas provençais. termino a postagem com algumas imagens de decoração, para inspirar... Venha logo primavera!!!!
 




Beijos
Sam

5 comentários:

  1. Oi Laís, nem fala. São lindos, mas não encontrei os creditos... Alguma Ideia???

    ResponderExcluir
  2. Oi Anônimo, obrigada pelo seu comentário! Na proxima vez espero que identifique-se para podermos conversar melhor.
    Alias, se você acha o blog chato, posso te passar link de outros bem legais para você não se sentir na obrigação de ler o meu e ainda comentar.
    Beijos
    Sam

    ResponderExcluir